Benefícios do monitoramento de dispositivos móveis corporativos – MDM

Benefícios do monitoramento de dispositivos móveis corporativos – MDM
  • Post published:14 de janeiro de 2021

Mobile Device Management em inglês, e Monitoramento de  Dispositivos Móveis em português. MDM. Uma feliz coincidência para esta importante ferramenta conhecida por muitos no mundo de TI e mobilidade, desconhecida pela maioria e pouco utilizada por ambos no ambiente corporativo brasileiro.

Delegar smartphones aos funcionários e executivos da empresa requer altos investimentos e muito controle. Investir em coletores de dados, em projetos de primeiro mundo com redes wireless em ambientes de chão de fábrica e centros de distribuição trazem retorno na área operacional,  excelente produtividade e são fundamentais em qualquer operação logística, comercial de força de venda e área de serviços. Mobilidade é isso: informação disponível, atualizada e segura no ponto de operação. 

Mas e ai? Altos investimentos na compra os coletores para uma renovação ou ampliação de parque e, pós implantados, você não sabe onde eles estão, quem está utilizando, como está o estado deles, se aquela atualização importante de software foi feita e etc, etc, etc…

Não estamos falando só de segurança na rede corporativa pois estas são monitoradas com sistemas de segurança e firewall, etc;  mas de um complemento importante com um software para monitorar os dispositivos e suas aplicações com precisão e eficiência.

Com este software é possível gerenciar seu parque de Coletores, smartphones, tablets corporativos, notebooks e outros, seja com Windows, Android ou iOS. Abaixo listamos as principais vantagens e benefícios em se contratar um Software de MDM:

  1. Segurança das informações: é possível criar regras de autenticação para uso dos dispositivos, de forma que apenas usuários autorizados acessem os dispositivos e aplicativos que estão configurados para tal. É a garantia de uso correto das aplicações, e de que seus dados estarão protegidos e gerenciados por você, do jeito que precisa;
  2. Gerenciamento centralizado de todos os dispositivos: veja, através de um painel, todos os dispositivos que compõe seu parque, o status de atualização dos softwares que utiliza, nível de uso de bateria e uma infinidade de informações. Acabou aquele negócio de ter que ligar para usuários para confirmar se recebeu aquela atualização importante; e de identificar a causa de uma parada do dispositivo e localizar o seu operador.
  3. Controle a disponibilidade de dados para seus usuários: é possível dizer quem acessará qual informação, quais as permissões de acesso a sua rede, como cada usuário usará recursos como email, VPN, acesso a sistemas e outros. Tenha governança sobre o que cada usuário terá a sua disposição e ainda tenha acesso a Logs de uso de cada usuário;
  4. Economize com manutenções: equipamentos gerenciados criam nos usuários uma cultura de cuidado com o uso dos equipamentos. Diminua consideravelmente seu custo com manutenções preventivas, corretivas e com troca de peças através de um monitoramento centralizado.

A Cyclopes tem experiência no fornecimento de soluções de monitoramento de dispositivos móveis. Ajudamos nossos clientes a escolher por quais equipamentos começar, implementar um projeto piloto, fazer o roll out e a implementação dos softwares com a criação de regras e parâmetros para extrair o máximo de benefício do MDM.

Deixe uma resposta