Por que Cyclopes? Porque fazemos parte da Solução!!!

Ruptura na gôndola!

Divergência entre estoque sistêmico e físico, gerando perdas!

Custo elevado com o armazenamento indevido!

Compras sem planejamento!

Desvios e Furtos!

Erros no recebimento das mercadorias ou insumos…

Cadastro sem padronização…

Esses são alguns dos desafios que um gestor da área de varejo enfrenta continuamente. É fato, que existem ferramentas estratégicas para apoiar a gestão, sistematizando processos, dando maior confiabilidade as tarefas executadas, porém utilizar corretamente as ferramentas, requer treinamento e orientação. Não adianta ter um excelente e completo sistema de gestão, se o cadastro de produtos não for identificado e padronizado corretamente, da mesma forma, se as rotinas de manutenção desse sistema não forem seguidas, cumpridas por todos os envolvidos na operação, haverá divergências e inconsistências. Isso requer um trabalho de equipe, treinada e consciente da importância de cada etapa a ser realizada. O uso de tecnologias de leitura e captura de dados de forma automática, com coletores de dados, integração com os sistemas e treinamento das equipes é uma receita de sucesso para a gestão da sua empresa, pois as rotinas aos poucos, vão sendo incorporadas, se tornando a sua prática normatizada por todos.

Porém existem ações, que muitas vezes não fazem parte da rotina diária e que tem, igualmente um papel fundamental para a saúde financeira do negócio, estamos aqui nos referindo aos inventários rotativos e auditorias.

Quando a empresa opta por realizar o Inventário Geral, precisa de uma programação a parte, um planejamento antecipado dos procedimentos a serem realizados, boa comunicação e treinamento da equipe que vai realizar a contagem. O inventário geral requer providências específicas, pois ele acontece com a Loja parada, precisa interromper o recebimento de mercadorias e as saídas, estabelecer a metodologia de contagem, e normalmente é realizado ou antes da abertura da loja, ou depois do fechamento, o que impacta também em custos com a hora extra da mão de obra envolvida.

Por ser trabalhoso, criterioso e envolver custos extras, às vezes, os gestores, vão postergando a realização do inventário geral, o que acaba por oferecer um risco alto para a operação da loja. Fazer inventário rotativo junto com o monitoramento e abastecimento da área de vendas, traz ganho de produtividade, previne perdas e aumenta a performance e qualidade a experiência do cliente.

Mesmo que a empresa opte por outro tipo de inventario, parcial, dinâmico ou cíclico, ainda assim precisará ter um planejamento, processos definidos e, treinamentos contínuos, para que se alcance os resultados desejados.

Para maior qualidade e acuracidade na realização do inventário é importante que as equipes contem com tecnologias para a leitura e identificação correta dos dados, na contagem manual, por cansaço, pode haver confusão na identificação de um produto, pois existem muitas variáveis, relativas a peso, sabor, embalagem, tipo de produtos, a serem consideradas, mas quando é feito através da captura de dados por meio automático isso não ocorre, além de dar maior conforto e velocidade a todo processo, o que também representa redução de custos.

A Cyclopes – fornecedora de Soluções Tecnológicas, possui em sua linha de produtos e e serviços , para atender as mais variadas aplicações de seu estabelecimento. Para tornar projetos pontuais, como pode ser o de inventário, mais aprimorado e com menor custo, também oferece a seus clientes a modalidade de locação dos equipamentos, assim você terá os equipamentos configurados especificamente para essa aplicação, disponíveis no dia e horário marcado.

Para conhecer mais sobre as soluções da Cyclopes entre em contato conosco. Contamos com uma equipe de suporte pré-venda especializada, para apoiar você cliente, no desenvolvimento e na implementação correta de todas as soluções.

Deixe um comentário

Leia outros conteúdos