RFID não é uma solução tão recente, mas só agora vem ganhando força pois sua tecnologia está ficando cada vez mais acessível. RFID, o que é e como funciona? Entenda tudo agora!
Radio Frequency IDentification (RFID) é uma solução de identificação automática que utiliza a radiofrequência para a troca de informações (escrita e leitura), entre etiquetas/tags com microchip + antena, equipamentos eletrônicos (coletores de dados, leitores/sensores ópticos, sistemas de antenas, etc.) e o middleware/software de administração/gestão.
RFID: O que é e como funciona?
Esta solução teve a sua origem no desenvolvimento de sistemas de radar para identificar a aproximação de aeronaves na Segunda Guerra Mundial pelo United States Naval Research Laboratory, liderado pelo físico escocês Sir Robert Alexander Watson-Watt
Os Estados Unidos, Europa e Japão realizaram diversos estudos científicos e acadêmicos para otimizar a utilização desta tecnologia, além da solução de radares. As primeiras patentes foram solicitadas na década de 1970 por Mario W. Cardullo e Charles Walton (Estados Unidos).
Existem dois tipos de etiquetas/tag RFID:
- Passiva
elas utilizam a rádio frequência do coletor/leitor para transmitir as informações gravadas quando são fabricadas, de forma definitiva/permanente. Existem modelos que permite alterar ou regravar as informações.
- Ativa
Estas etiquetas são mais sofisticadas e contam com uma bateria própria para transmitir o seu sinal dentro de uma área razoável, além de permitir armazenamento em memória RAM capaz de guardar até 32 KB.
A ISO/IEC 18000-6:2010 define as interfaces para RFID, na faixa de 860 MHz a 960 MHz, e, atualmente, esta solução permite otimizar processos em aplicações de longa e de curta distância e ambientes diversos (normal, externo, hostil, frigorificado etc.), além de seu uso ser de grande importância em diversos segmentos, como:
- Agronegócios:
Identificação e automação de atividades e de processos em toda a cadeia agrícola e pecuária (áreas, animais, culturas, inventário de equipamentos e produtos, planejamento de ações, etc.),
- Comércio:
controle de acesso (colaboradores e visitantes), gestão de gondolas (reposição), inventário, pagamento (cartões plásticos e telefones celulares), etc.,
- Educação (escolas e museus):
Controle de acesso (colaboradores, estudantes, visitantes/terceiros), inventário do acervo (equipamentos, livros, etc.).
- Esportes:
Identificação de atletas, “tomadas de tempo”, desempenho, “ranking” de chegada (desempate).
- Hospitalares:
Identificação de pacientes, laudo/ficha médica, Inventário (equipamentos, medicamentos, etc.), controle de acesso (funcionários e visitantes).
- Indústria:
Controle de acesso (funcionários, áreas de risco, visitantes), processos automatizados chão de fábrica, estoque, inventário, expedição, etc.
- Segurança:
Documentos com “chip/tag”, alarme veicular, dispositivo antifurto (lojas).
- Transportes:
Identificação de veículos, rastreamento (bagagem, carga e veículos), controle de passagem (bagagem, estacionamento, embarque em transporte público, pedágio), inventário, etc.
Tecnologia RFID em sua empresa
Para saber como aplicar a tecnologia RFID em sua empresa, entre em contato conosco. Contamos com uma equipe de suporte pré-venda especializada para apoiar os nossos clientes, no desenvolvimento e na implementação correta de todas as soluções.