Da indústria ao consumidor final – “mais saúde” para a Saúde

Abril de 2022, é o prazo atual estabelecido pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária para a implantação do SNCM – Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, lei regulatória que visa maior rigor na rastreabilidade de toda cadeia de distribuição de medicamentos. Tal iniciativa, apesar de ser onerosa e envolver questões técnicas e burocráticas importantes, pode oferecer maior segurança contra o roubo de cargas e falsificação de medicamentos.

Apesar da data final de 2022, ainda estar sendo questionada pelos integrantes dessa cadeia de produção e distribuição, devido a complexidade de todo o processo, as empresas já estão se preparando para essa realidade, para que toda embalagem de medicamento tenha individualmente a impressão de código 2D, informando o código de identificação do produto, o registro da ANVISA, a data de validade, Lote e número de série do produto, processo chamado de serialização. Todos esses dados serão coletados e armazenados em toda a cadeia de distribuição.

O início do processo é na indústria, que vai precisar garantir em sua linha de produção, a impressão do código 2D – DataMatrix em todas as embalagens de medicamentos, e envio desses dados para a central reguladora na ANVISA. O que antes era rastreado por lote de embalagens, passará a ser rastreado também, individualmente, através desse IUM – Identificador Único de Medicamento. Da mesma forma, todos os outros integrantes da cadeia de distribuição, precisarão estar em conformidade com a SNCM, compatibilizando seus sistemas para a leitura e envio desses dados para a rastreabilidade. Com tudo isso, fica muito evidente a necessidade de se utilizar ferramentas tecnológicas de alta precisão e qualidade, tanto para a geração e impressão do código, como também para a leitura e registro, de forma rápida e eficiente, do contrário, corre-se o risco da não conformidade, estando sujeito a penalidades, além do prejuízo a todo o processo.

É nesse contexto, que convidamos você, agente integrante dessa cadeia de distribuição, a conversar com os especialistas em AIDC e Mobilidade corporativa da Cyclopes, eles poderão contribuir e lhe ajudar a escolher as ferramentas do seu projeto de rastreabilidade no que se refere leitura, registro e envio de dados, com eficiência, qualidade e velocidade necessárias.  Contamos com uma linha de produtos de alta precisão, com dispositivos que atendem as mais exigentes aplicações, tudo isso lhe é entregue após meticulosa analise e levantamento de necessidades e viabilidades, com um pacote de serviços que lhe garantirá o uso adequado do produto e o resultado esperado do seu projeto.

Para conhecer mais sobre as soluções da Cyclopes entre em contato conosco. Contamos com uma equipe de suporte pré-venda especializada, para apoiar você cliente, no desenvolvimento e na implementação correta de todas as soluções.

Deixe um comentário

Leia outros conteúdos